Tutorial FP

Para mostrar que é possível SIM usar fraldas de pano morando em um apartamento minusculo e com uma maquina de lavar de 5 anos atrás, tranquilamente sem precisar se descabelar.

Usaremos como protagonistas minha filha, Laura (com 2 meses), Fralda Madrinha, absorvente da Efral (flanela) e claro, o coco.

Atenção: quem tiver nojinho de cocô não deverá ver este Post! 


   Começaremos com a hora que a Laura fez o "tal" coco:
  O coco de um neném que só mama é pastoso e meio amarelado (as vezes esverdeado), neste caso, usamos a fralda como Capa e o coco atinge somente (normalmente) o absorvente,
 Eu dobro a fraldinha e jogo no lixinho que tem do lado do berço, até a hora de lavar as fraldinhas ou da chegada da noite(eu lavo a cada 2 dias no calor e todo dia no frio)
  Eu tampo o lixinho e deixo lá, antes dela ir dormir, se não for dia de lavar a fraldinha eu deixo no tanque esperando o dia seguinte. não saí cheiro nenhum no quarto.
 Na hora de lavar eu separo as fraldas dos absorventes...
 jogando a fralda diretamente na maquina (mesmo se estiver molhado com xixi) e os absorventes que tiverem só com xixi.
 os absorvente com coco eu coloco na tanque e abro a torneira no maior fluxo para tirar o excesso de coco...
 utilizo uma escovinha para ajudar (só com água!!)
 e depois espremo os absorventes. todo este processo de lavagem (para cada absorvente) dura no máximo 30 segundos. -
 Repare que eu jogo o absorvente na maquina ainda com a Mancha de cocô.
 coloco primeiro no rápido (para terminar de tirar o excesso de cocô e de xixi)
  Depois coloco no Brancos encardidos.

 Todas as fraldas e absorventes juntos - se tiver fraldas do tipo Velcro, lembrar de fecha-los bem para que não "rasguem" as fraldas do tipo Cremer.
 O sabão!! nem sempre eu uso sabão, as vezes não uso NADA. Mas as vezes eu coloco essa quantidade de sabão (isso é uma tampinha de refrigerante) para 6 litros de água. É importante aprestar atenção nesta parte, se você passar muito a quantidade de sabão podem acontecer duas coisas: 1) impermeabilizar as fraldinhas, ou seja, o xixi não vai penetrar nas fraldinhas e vai vazar e 2) Feder! por experiencia própria o sabão deixa as fraldas com cheiro de xixi (parece que se botar sabão elas não "tiram" o xixi dos absorventes (principalmente os de microfibras!)
 1 vez por mês, eu coloco 1 colherzinha de chá de bicarbonato de sódio para deixar os absorventes mais branquinhos. Vanish também pode ser utilizado. (mas só serve para deixar branquinho mesmo!)
Após o ciclo eu coloco no varal de chão/ ou no de teto, na área de serviço (que no meu caso é junto com a cozinha!)

 As fraldas que continuam manchadas depois de sair da máquina eu coloco esticada no varal para tomar sol (as vezes ponho na varanda!), em casa o sol bate por volta das 15 horas. As manchas saem quase que completamente.

O tamanho da minha área de serviço!

Depois de secas eu Não passo. se passar estraga os absorventes e além disso é balela esse negócio de "matar" as bactérias. As bactérias suportam calor muito maior do que se pode chegar com um ferro. 
São 2 meses de Fralda de pano por aqui e somente 1 dia tivemos problemas com assaduras (e estava usando fraldas cremers, não que este seja o causador da assadura). Depois de trata-las com sol (bumbum de fora) nunca mais tivemos problemas.


Depois de secas a flanela Efral, ficou assim: Percebe-se que A mancha, virou um amarelinho quase imperceptível. (de qualquer forma é bom lembrar que mancha não é sujeira!)
   Depois eu dobro a Efral em 3.
    Ficando aproximadamente deste tamanho
 e recoloco na Fralda Madrinha ajustável (Rn-M)
  utilizando novamente como Capa.
   Depois eu guardo na gavetinha das fraldinhas para ser re-utilizadas.

e estão prontinhas para serem recolocadas no bumbum da Laura. eu costumo usar essa simples combinação para quando ela demora para fazer coco, ou a noite ou durante a tarde (ela já passou mais de 7 horas dormindo direto sem fazer coco, com essa combinação sem VAZAR - na verdade essa combinação comigo nunca ocorreu de vazar.)

Na próxima semana vou tentar fazer um Post das marcas e quantidades de fraldas e absorventes que eu tenho e o que eu Acho delas.

Dicas de outras mamães que usam Fraldas de Pano:

* Enxaguar as fraldinhas logo depois do neném fazer cocô não fica mancha alguma.
* tirar o excesso de cocô no banho, mais simples e prático.