terça-feira, 30 de julho de 2013

Viagem e Amamentação.

Eu resolvi fazer este tópico bem específico, porque me faltou informação quando eu ia passar 12 dias fora de casa e longe da Laura, com ela amamentando, sem saber o quanto isso iria prejudica-la e se quando eu voltasse ela iria continuar querendo o Tetê (mais conhecido como Leite Materno).

Antes algumas informações que podem ser úteis:
- Laura comia, mas não comia muito. (preocupação I)
- Eu dava de mamar quase que o tempo todo.
- Ela tinha 1 ano e 3 meses.
- Foi necessária a Viagem.
- Eu produzia muito muito leite - e era comum ela deixar de comer 2, 3 dias e ficar só no peito.


Confesso que me deu muito Medo deste momento de separação da minha filha e de como eu ia cuidar das minhas mamas que tinham hiperlactação durante 12 dias.

No dia, eu levei a Lala para o Aeroporto e amamentei ela muito em todos os momentos possíveis que eu podia:
no Carro...

 Sentada na fila do embarque

Vou te dizer uma coisa - não foi fácil.

Anteriormente eu aluguei uma bombinha cheia de mimimi, para retirar o leite.

Assim que entrei no avião, meus seios começaram a encher, esperei começar a doer um pouco para ir ao banheiro e retirar (3 horas de viagem). Fui tentar no automático- demorava tanto que passei para o manual e fluiu rápido 200ml de leite. Voltei - quase aliviada- ao banco. Me pensando, como é que eu vou me virar, com uma viagem cheia de horários e corrídissima para tirar leite a cada 3 Horas?!!!
Depois de 2 horas fui novamente ao banheiro e mais 200ml...
Cheguei em Madri já com os peitos Ardendo e vazando. Parecia que era a única parte do corpo que eu conseguia sentir. E fui logo ao banheiro:


Mais 200ml com a bomba manual - sério. não sei como eu ia aguentar essa Rotina.

A boa notícia é que durante os 12 dias, meus seios foram se acostumando e passou de tirar leite a cada:

  •  3 horas (200ml por retirada) - no primeiro dia
  •  para 5 horas (100ml por retirada) no segundo e terceiro dia
  •  depois 6 horas (com no máximo 40ml por retirada), no quarto, quinto dia
  •  depois 12 horas (com uns 50/60 ml por retirada) do sexto ao décimo dia
  •  24 horas (com 50 ml por retirada) nos últimos dias. 

Sem contar o fato de que nos primeiros dias de manhã após a retirada do leite eu tinha peitos tamanho 42 e chegava no fim da noite com peitos tamanho 46! (deixando-os confortáveis no sutiã 42 de manhã e super apertados e quase explodindo a noite ou deixando-os folgados de manhã - quase fugindo e a noite confortáveis quase sempre preferi a última opção)
Me desesperei, eu queria continuar amamentando e meu leite estava secando! (SOCORRO!), não tinha tempo para estimular (e era uma coisa que eu realmente não gostei muito de fazer). E em contato - claro! - todos os dias com minha filha, ela tinha parado de pedir tetê ao pai, começou a comer muito (muito mesmo!) e estava super adaptada a "nova vida",(putz!), como não somos adeptos as fórmulas infantis, demos como substituto leite de arroz e ela só aceitou mesmo a partir do quinto dia.

    e eu comecei a falar para mim mesma, que eu não iria ficar chateada com o possível desmame e que eu ia encarar como um amadurecimento e encarar feliz.

 Cheguei no Brasil as 06:00, sem retirar leite a mais de 30 horas e sem estar com os seios cheios ou se quer aparentavam que tinha alguma gota de leite lá. Devido a manifestações, fome e até um pouco de medo do reencontro com a Laura (será que ela iria me reconhecer, será que estou pronta para o desmame? Será que se ela quiser eu vou ter leite ainda?)
Só a vi as 16 horas. Peguei ela - ela me reconheceu, pediu um beijo no pé (que só eu dou <3) ficou um pouco envergonhada, jantou um prato inteiro de arroz, feijão e carne. Fomos para casa, abrimos os presentes, brinquedos, peguei ela para aconchegar e ela pegou no Tetê, como se tivesse mamado 5 minutos antes.


Fiquei ainda com medo de não ter nada - e realmente aparentava que não tinha mais nada - até sentir o fluxo sair, o outro peito a encher e ocitocina aumentar! <3

Depois deste dia (quase batendo um mês), ela mama sempre que quer - 8/10x por dia, dependendo do dia e esta comendo super bem - pratos do tamanho do meu.

Quanto a minha produção de leite - nunca mais foi tanta a ponto de encher/vazar/empedrar- e nunca mais cheguei aos 46 (ahhhh =( ) hehehe, mas nós duas ainda amamos este momento.

 E até quando eu pretendo amamentar?!
Até quando nós quisermos <3